As aulas

O projeto conta com níveis diferentes, esses níveis tem relação com a fase das crias. As aulas tem princípios e cuidados que estão presentes em todos os níveis, mas como elas são? A esperiência da aula é única, só fazendo para saber, mas segue uma descrição do que é trablahado em cada uma delas.

Cria em movimento 1 - Gestantes

As aulas das gestantes servem para uma melhor adaptação e conscientização do corpo na condição de aumento de peso e reorganização do eixo corporal. Auxilia no aspecto físico a melhora da condição cardiorrespiratória, da resistência corporal e manutenção do tônus muscular que pode ser muito útil para o parto. Psicologicamente promove sociabilidade e sensação de bem estar, autoconhecimento e maior conexão com o bebê e com o pai, pois essas aulas podem ser feitas pelo casal, fortalecendo os laços do trinômio mãe-pai-bebê. As aulas apesar de serem em grupo possuem um cuidado e um momento para cada gestante e suas necessidades. Inicialmente focando na atenção com a respiração, ao corpo e ao bebê. Em seguida o despertar do corpo com o espreguiçamento e alívio de tensões, podem ser propostas auto-massagens, massagens coletivas, ou exercícios específicos de alongamento para cada gestante em sua particularidade. Neste segundo momento vem a dança em si, calcada na improvisação e na percepção do espaço e do corpo que está se transformando no processo gestacional. A improvisação é um exercício não diretivo, que quer dizer, que é livre e individual porém segue certos estímulos para a pesquisa de movimento. Na finalização alongamento e uma roda para compartilhar as vivências da aula.


Cria em movimento - Mães e bebês (de colo e engatinhantes)

Aulas de mães e bebês servem como auxiliadoras da exterogestação, privilegiam o contato mãe e bebê através do uso de slings/panos carregadores incentivam a amamentação, pois os bebes podem mamar durante a aula que utiliza estímulos musicais suaves e improvisação do movimento, privilegiando movimentos que propiciam balanço ao bebê que muitas vezes dorme. Auxilia no processo de sociabilização e troca de experiências entre as mães e bebês diminuindo a possibilidade de baby blues e depressão pós-parto, uma vez que a dança atua nas zonas de prazer do cérebro através da liberação de serotonina.
A aula também começa com percepção da respiração e do corpo que esta portando um bebê com o auxílio de algum carregador (sling, canguru, wrap). Prossegue com o alívio das tensões e correções posturais no portar o bebê. Depois segue o mesmo princípio da dança e improvisação para gestante, com estímulos não diretivos que vçao incentivar descobertas de movimentos entre mãe e bebê. Em outro momento dançamos com estímulos voltados para os bebes com foco total neles esse momento varia em função da atividade dos bebes podendo ser no meio ou no final, no segundo momento da aula trabalhamos com um tipo de dança que pode variar entre balé, danças a dois como: forro, zouk, tango...  ou danças folclóricas brasileiras, como: jongo, coco, cacurià, ciranda... Para finalizar alongamento e roda de trocas.


Cria em movimento Mães e bebês  (andantes)

    Quando os bebês atingem certos níveis do desenvolvimento é necessário uma outra aula, pois os bebes já estão mais ativos e a relação de movimentos com a mãe tem uma gama mais ampla, portanto os estímulos dessa aula são mais lúdicos e continua-se o trabalho de improvisação e consciência corporal com a entrada de elementos folclóricos que atuam no imaginário infantil. Enquanto as mães se aquecem e alongam preparando seus corpos para a dança, os bebês permanecem por perto brincando e participando. Na hora de dançar há um misto de técnicas variando com momento de chão, colo e sling, de forma lúdica, respeitando os novos interesses e habilidades do bebê e aproveitando sua curiosidade para explorar o contato com a mãe, com os outros bebês. O toque, o aconchego e a proximidade continuam sempre presentes. As mães se cuidam e se divertem mantendo a cumplicidade com seu filho, agora mais solto em suas descobertas. Variamos os tipo de dança a cada aula e isso pode ser combinado com a turma previamente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raíz de Iris: mordedor natural!

Novidade: Páscoa com ovo de sling!

Cria em movimento nos bastidores do Enconto com Fátima Bernardes